sábado, 7 de agosto de 2010

Uma estética para corpos mutantes

                                                                                                                Edvaldo Souza Couto




Em uma estética para corpos mutantes¹Couto nos traz a idéia de mutabilidade progressiva, o corpo como parte integrante dos processos de mudanças que as novas tecnologias promovem na sociedade e nos sujeitos.
Cuidados cada vez mais preventivos, nos leva a um  prolongamento da vida e da juventude.
O autor nos proporciona analogias entre tecnologia, vida, saúde e estética. Para a sociedade contemporânea o elixir da juventude eterna foi depositada nas novas tecnologias.
O corpo como estandarte do capitalismo, quem pode pagar remodelá-o sempre que desejar. O traço, a forma e estrutura dele fica da maneira que deseje para gerar felicidade. o autor enfoca questão sabiamente quando diz que não é a mudança apenas do padrão corporal, mas se colocar em contínuo movimento.
Assim como enjoamos da decoração de uma sala , e compro móveis novos, a transformação estética é uma necessidade do homem contemporâneo.

¹ Artigo contido no livro Corpos mutantes:ensaios sobre novas (d) eficiências corporais / organizado por Edvaldo souza Couto e Silvana Vilodre Goellner-2ª ed.-Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário